quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Uma Releitura de Romero Britto: A Primavera com os Pingos

       Antes de começar a explicar como desenvolvi meu trabalho, fui buscar o que  seria necessário, para fazer uma boa releitura de uma obra.
Assim como existem diversas interpretações de uma obra de arte, existem diversas possibilidades de releituras, isto irá depender de como compreendemos a leitura da obra. Ao fazermos uma releitura,  percebemos que é totalmente diferente de apenas reproduzi-la, é preciso interpretar bem aquilo que se vê e exercitar a criatividade, não sendo  necessário empregar a mesma técnica usada pelo artista na obra original.
Na releitura de uma pintura podemos utilizar outras formas de expressão artística como o desenho, a escultura, a fotografia ou a colagem. O mais importante é criar algo novo que mantém um elo com a fonte que serviu de inspiração.
Uma boa proposta de releitura se baseia em um conhecimento prévio do artista e da obra: a época em que ele viveu, sua biografia, artistas que admirava, outros artistas de seu tempo, o tema da obra e de outros trabalhos seus, a técnica utilizada, etc.
Há inúmeros casos de grandes artistas que a utilizaram para se aperfeiçoar, homenagear seus mestres ou alguma obra em especial.
No caso das artes, as atividades de releitura possuem um enorme valor educativo e, algumas vezes, geram resultados que se tornam conhecidos e resultam em uma sequência de obras, em outros tempos e estilos. (Fonte: http://coresematizes.wordpress.com/2009/07/16/o-que-e-releitura/)
Então  depois de  trabalhar com o livro O Artista, da Mary e Eliardo França, resolvi fazer uma nova  porta na sala de aula, enfatizando um artista famoso, uma releitura de Romero Britto, um artista atual, que adora cores e formas, o que agrada muito as crianças pequenas. Optei por fazer a releitura unindo cores, forma simples e os Pingos.
Já havia feito uma enquete na sala e descoberto qual era o Pingo que mais agradava as crianças, trouxe duas folhas coladas de papel pardo, com o risco do Pingo-de-Fogo, num desenho simples. E desta vez troquei a pintura por uma grande colagem de mosaicos de papéis coloridos.
O trabalho durou uns três dias, mas valeu a pena, nossa porta ficou linda, vocês não acham????



Nenhum comentário :

Postar um comentário